I turma do PEJR Médio Curu entra no ciclo final da formação


O Programa Empreendedorismo do Jovem Rural – PEJR está em seu último ciclo de formação. É nessa fase que os jovens participantes desenvolvem projetos produtivos e/ou sociais que serão implantados em suas unidades familiares e comunidades.
No primeiro ciclo, os jovens tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor como ser humano, de fortalecer sua identidade como jovens e aumentarem a capacidade de se relacionar com os demais.

Já no segundo ciclo, o foco principal foi o conhecimento técnico. Através de visitas, participação em eventos como palestras, dias de campo, oficinas, seminário e por meio da colaboração externa das instituições parceiras do PEJR, os jovens puderam entrar em contato com experiências práticas que fundamentaram a teoria adquirida no programa.

Agora, na reta final da formação, os jovens estão concluindo seus projetos, participando de estágios nas áreas em que irão atuar e adquirindo conhecimentos na área gerencial. Ressalta-se a importância do apoio das instituições do Médio Curu, bem como, das secretarias de agricultura dos municípios de Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca provando que o programa ganhou dimensões de fomento ao desenvolvimento social na microrregião.

Cláudio Roberto, 27 anos, mora na sede do município de General Sampaio, trabalha no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de General Sampaio dá seu depoimento sobre o programa.

“A cada sequência somos surpreendidos com uma programação intensa, cheia de informações e experiências novas. O PEJR é fundamental para a nossa formação técnica, quando concluirmos seremos Agentes de Desenvolvimento Rural, ou seja, jovens multiplicadores no território com capacidade e autonomia para interferirmos na realidade dos nossos municípios. Somos filhos de agricultores, jovens com um objetivo: viver no campo com qualidade e sustentabilidade” completa o jovem Cláudio.

Após a formatura, os jovens atuarão como articuladores sociais junto às comunidades e municípios através de projetos já aprovados pelo Banco do Nordeste.