Adel realiza I Seminário Cearense de Meliponicultura


No dia 30 de setembro acontece o I Seminário Cearense de Meliponicultura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Umirim (Fazenda Floresta, s/n - Floresta, Umirim/CE). 

Em sua primeira edição, o evento discute o tema “A Meliponicultura como uma prática de preservação da Caatinga” e objetiva reunir os meliponicultores cearenses e de outros Estados, pesquisadores e estudantes para discutir como a criação de abelhas nativas sem ferrão pode gerar renda para os produtores rurais e contribuir com a preservação da caatinga.

O seminário será composto por palestras, oficinas e painéis temáticos, que abordam os principais temas da área. As temáticas vão desde a criação de abelhas sem ferrão como uma prática de preservação da caatinga até o panorama da atividade no Estado.

A perspectiva dos realizadores do evento é promover uma rica troca de conhecimentos técnicos e tradicionais entre pesquisadores, estudantes e produtores de diversas comunidades do território. Nas oficinas e nos painéis serão apresentadas experiências exitosas do Ceará de diversos meliponicultores.

A Associação Cearense de Meliponicultores (ACMEL) e a Rede Néctar do Sertão estão entre as experiências do Estado que serão apresentadas. A ACMEL atua desde 2013 e uma de suas finalidades é preservar a vida das abelhas sem ferrão (meliponíneos) e divulgar os processos de multiplicação e manejo racional das espécies. A Rede Néctar do Sertão surgiu em 2014 e reúne jovens e produtores do Território do Vale do Curu. Ambas as experiências buscam fortalecer a cadeia produtiva do mel.

Para Anderson Vieira, técnico de campo da Adel e mestre em zootecnia, o evento é o primeiro passo para fortalecer ainda mais a atividade no Ceará. “Espero no final do evento encaminharmos um documento com os principais desafios e oportunidades que a atividade enfrenta a partir do olhar dos participantes, integrando produção, pesquisa e ensino”.

Luiz Wilson Lima-Verde, pesquisador da área vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Jânio Félix, Doutorando em Zootecnia, também na UFC, ministrarão as palestras - Abelhas sem ferrão e a Caatinga: Um olhar para o futuro e, Diagnóstico da Meliponicultura no Ceará, respectivamente.

No período da tarde, serão realizadas oficinas com as seguintes temáticas: Nutrição de abelhas sem ferrão; Técnicas de Multiplicação de enxames; e, Recuperação de áreas com introdução de pasto apícola. Simultaneamente às palestras, oficinas e painéis haverá uma exposição, com materiais, equipamentos e produtos da meliponicultura, degustação de mel e exposição de espécies de abelhas sem ferrão.

O evento é realizado pela Adel com o apoio da Associação Cearense de Meliponicultura (ACMEL), Rede Néctar do Sertão, Instituto Federal Ceará - Campus Umirim (IFCE), e, Universidade Federal do Ceará (UFC). Também conta com a parceria da Bovespa Social e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) por meio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).

Mais informações:
adel@adel.org.br
85 3352.1222 | 99199.8416