Adel conclui Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios


A Adel concluiu este semestre a 14ª turma do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural. Vinte e cinco jovens de seis municípios - Apuiarés, Pentecoste, Caucaia, Umirim, Paracuru e São Gonçalo do Amarante, participaram da formação.

No último módulo do Curso, que ocorreu entre os dias 27/06 e 01/07, os jovens apresentaram os projetos que desejam implantar em suas comunidades. Eles planejam criar empreendimentos não-agrícolas com foco na área gastronômica, eletrônica, vendas e estética; e, empreendimentos agrícolas, na área de avicultura e ovinocultura.

A jovem Juvelina Xavier, 24, residente na comunidade de Jardim do Meio em Paracuru, menciona que a formação lhe ajudou a definir o foco do seu projeto - a venda de doces e salgados. “A formação me possibilitou grande conhecimento para a abertura do meu negócio. Antes queria montar uma padaria, mas aprendi através do estudo de mercado que a venda de doces e salgados era mais viável para minha comunidade.”

Jovens Mulheres Empreendedoras e a Assistente de Formação Fábia Oliveira (ao centro)
A maioria dos jovens vão acessar recursos financeiros no Fundo Veredas, iniciativa da Adel para apoiar financeiramente empreendimentos de jovens empreendedores rurais. Raquel Ferreira, Coordenadora do Fundo Veredas, esteve presente na apresentação dos projetos de negócios dos jovens e ressaltou que em breve será liberado crédito para os novos empreendedores.

Na cerimônia de encerramento do curso, que ocorreu na manhã de sexta-feira (01/07), os jovens, familiares, parceiros, colaboradores e equipe da Adel celebraram o fechamento deste ciclo e início das próximas atividades. Sr. Antônio, pai de dois jovens beneficiados pelo Programa, ressaltou no evento a importância da formação.

“Quero agradecer a Adel, porque já tenho um filho formado nesse curso e outra que está se formando. Eu não tinha condição de dá um curso desse para os meus filhos, porque as condições são pequenas e difícil. Quero agradecer muito ao meu Deus e a todos que contribuíram, pois muitas dificuldades estão por vir, mas iremos enfrentar”.

Jovens formados













Ainda este ano, a Adel ministra mais uma turma do Curso e no próximo mês vai selecionar os jovens. O Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.

Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios, integra a primeira etapa do Programa Jovem Empreendedor Rural e tem uma carga horária de 720 horas aulas, cumpridas ao longo de 04 meses.


O Programa é destinado aos jovens com idade entre 16 e 32 anos, que desejam abrir seu próprio negócio e permanecer no meio rural. Durante a formação, os jovens participam de um conjunto de oficinas e desenvolvem suas capacidades em áreas diversas.

Os jovens aprendem sobre associativismo, cooperativismo, protagonismo, lideranças, empreendedorismo, planejamento, gestão, técnicas produtivas, negócios rurais, microfinanças, agregação de valor, cadeias produtivas, sustentabilidade ambiental, governança e participação em redes, arranjos produtivos locais (APLs) e planejam seus negócios.