Jovens participam do quarto módulo do curso empreendedorismo e gestão de negócios


Entre os dias 16 e 20/05, a Adel realizou o quarto módulo do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural, em Sororoca, São Gonçalo do Amarante.

Vinte e nove jovens de seis municípios cearenses - São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Umirim, Paracuru e Apuiarés, participaram da formação. Além de estudarem sobre os eixos temáticos: Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão de Custos, os jovens participaram na quinta-feira (19/05), da oficina sobre criação e inovação.

A oficina foi ministrada pela empreendedora e Designer de Produtos Luly Viana, da Saissu, empresa que trabalha com o conceito de consumo consciente e Thiago Cavalli, da ONG Casa do Rio, com sede no município de Careiro, Amazonas.

Luly e Thiago vieram ao Ceará junto com os jovens Tupigá - Arlesson e Florian, público beneficiado da Casa do Rio. O grupo veio conhecer o trabalho da Adel e na oportunidade compartilharam seus conhecimentos e experiências com os jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural.

Oficina sobre criação e inovação

Durante a oficina com os jovens empreendedores rurais, Luly Vianna, dona da marca Saissu, empresa que produz produtos totalmente artesanais, contou aos jovens o que lhe motivou a empreender e discutiu como é possível inovar a partir das oportunidades do próprio lugar.

Luly relatou sua trajetória na Saissu e Thiago Cavalli falou dos projetos com a ONG Casa do Rio. As motivações da Luly vieram de uma inspiração cotidiana. “Vi umas tiras de borracha na rua (pneu), e posteriormente, imaginei um homem andando com uma bolsa feita daquele material”.

A partir desta inspiração, Luly começou a despertar o seu interesse por moda e pelas questões ambientais. A Saissu surgiu dessa ideia e ela começou a estudar sobre o descarte e a reciclagem de pneus. “Fiz inúmeras pesquisas para o beneficiamento do produto com o objetivo de reciclar as peças, testando inúmeras vezes, buscando alcançar o melhor produto”. 


Após compartilhar através de fotos os produtos da Saissu Designer e outras ideias de negócio criativas e inovadoras, os facilitadores da oficina - Luly Viana e Thiago Cavalli trabalharam com os jovens a ideia de negócio a partir dos seguintes elementos (cobra grande, ata, mandacaru, vaqueiro) que surgiram durante a apresentação dos jovens. A ideia foi discutir a importância de pensar ideias criativas e inovadoras, valorizando a cultura e tradições locais.

Na tentativa de agregar valor aos produtos e a marca, cada grupo buscou criar uma história para os negócios a partir dos seguintes pontos: 1 – Nome do empreendimento; 2 – Logomarca; 3 – Slogan. A atividade foi bastante dinâmica e criativa. Surgiram 4 ideias de negócios: Barbearia cobra grande, Ovilã, Panificadora Mandacaru e Natus Cosméticos.

Segundo o jovem Marcosuel Bastos, da comunidade de Jardim do Meio, Paracuru, que pretende investir em uma Barbearia, a oficina lhe motivou muito. “A participação do pessoal da Casa do Rio e a oficina foi de um aprendizado imenso, saber de histórias como a da Lully foi muito motivador, é sempre bom conhecer ideias de negócio inovadoras que surgem do nada, e ainda mais quando se preocupa com o meio ambiente, o designer de sua marca simples mais objetiva me fez perceber que o simples também pode ser impactante aos olhos de uma pessoa”.

Apresentação dos jovens
















Após apresentação dos jovens, Luly e Thiago ressaltaram a importância de inovar e investir nos estudos. “Muitos desafios virão, mas depende muito da forma de como você os encara, foi longo o percurso até aqui, aprendi a inovar, negociar e principalmente a se reinventar. Fiquem atentos a tudo, toda informação bem interpretada é útil, não deixem passar nada despercebido, invistam nos estudos, aproveitem as tecnologias e fiquem por dentro da moda, é importante está sempre atualizado. Por fim empreendam, sejam donos de seus negócios, é muito bom”, ressaltou Luly.

Este ano, o Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.