Lançamento Rede Néctar do Sertão


Na última quarta-feira (09/12) a Adel em parceria com as lideranças comunitárias de Sítio do Meio (Pentecoste), Vila Soares e Lagoa das Pedras (Apuiarés) lançaram a Rede Néctar do Sertão. Uma iniciativa que busca fortalecer a cadeia produtiva do mel de forma agroecológica no Vale do Curu.

A atividade reuniu apicultores e meliponicultores dos municípios de Pentecoste e Apuiarés e fez parte da programação em comemoração ao oitavo aniversário da Adel. Na ocasião, aconteceu uma palestra com o Prof. Jorge Alberto Fernandes do IFCE Umirim.

Prof. Jorge Alberto Fernandes do IFCE Umirim palestrando para os produtores
Na palestra o  Prof. Jorge Alberto Fernandes apresentou os desafios para produção e discutiu as perspectivas de mercado. Raimundo Abreu, técnico da Adel, disse que a palestra sobre meliponicultura foi importante para fortalecer o grupo.

"Aprendemos muitas informações relacionadas as atividades que desenvolvemos como: domesticação, anatomia, principais espécies, manejo, produção, tipos de caixas, multiplicação de enxames, pastagem, controle de inimigos e tipos de meliponários", concluiu.

Produto gerado pelos apicultores da Rede Néctar do Sertão.




Everardo Alves, meliponicultor e articulador da Rede, esteve no evento juntamente com Sr. Erasmo Alves (pai) e Vanleide Alves (irmã) apresentando a experiência desenvolvida pelo grupo na comunidade de Lagoa das Pedras.

Lagoa das Pedras é um dos núcleos que compõe a Rede e desde a década de 70 trabalha com a produção de mel. Entretanto, foi a partir de 2009, quando Everardo e outros jovens fundaram uma associação de jovens produtores que a atividade se consolidou na comunidade.

Sr. Erasmo Alves, Everardo Alves e Vanleide Alves, produtores de mel de Lagoa das Pedras - Apuiarés.

No encontro foram distribuídas as embalagens do mel da Rede Néctar com rótulos para os três grupos de meliponicultores das respectivas comunidades: Lagoa das Pedras e Vila Soares - Apuiarés e Sítio do Meio - Pentecoste.

Com atuação em várias comunidades do território do Vale do Curu, a Rede Néctar do Sertão é um espaço de articulação entre grupos comunitários formais e informais que atuam na apicultura e meliponicultura.

Meliponicultores e Apicultores da Rede Néctar do Sertão.
A Rede Néctar do Sertão conta com o apoio da BrazilFoundation, Bovespa Social e do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) por meio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).

Conheça a Rede Néctar do Sertão: http://nectardosertao.pe.hu/