PJER finaliza atividades de formação


No dia 04 de dezembro, a Adel encerrou as atividades do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, desenvolvido pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), em São Gonçalo do Amarante, Ceará.

A cerimônia de encerramento e entrega de certificados aconteceu no Centro de Formação do Jovem Rural, em São Gonçalo do Amarante. Estiveram presentes os 26 jovens que participaram da formação, os pais e parceiros do Programa.

Durante a cerimônia, Tales Rilton, assessor de formação da Adel, Álvaro Neto, Seplatec - SGA, Adriano Batista, diretor executivo da Adel e a Sra. Patrícia, representando os pais, enfatizaram os desejos que todos possam implementar os seus projetos.
Jovens e participantes do evento
O curso desenvolvido pela Adel teve duração de quatro meses e abordou os temas associativismo, cooperativismo, protagonismo, liderança, empreendedorismo, administração rural, gestão, técnicas produtivas, comercialização, negócios rurais, microfinanças, agregação de valor, cadeias produtivas, sustentabilidade ambiental, governança, participação em redes, arranjos produtivos locais (APLs) e plano de negócio.

Após a conclusão do curso, os jovens recebem apoio técnico e gerencial em campo para implementarem seus planos de negócios e iniciarem seus empreendimentos. Espera-se que todos os empreendimentos tenham êxito e, em breve, aumente a rede de empreendedores do território.

No evento de encerramento do curso, os jovens prestaram seus agradecimentos a Adel e as entidades parceiras através de apresentações, depoimentos e música. Uma das jovens, Thais Oliveira, não conseguiu conter as lágrimas.

Segundo Thais o PJER foi uma grande oportunidade para a sua vida, um espaço de aprendizagem e de muitas amizades. " Melhor do que ganhar presentes de aniversário, é ser lembrado por pessoas. Melhor ainda, é ser surpreendida por pessoas que lembra da gente, sem exigir nada", enfatizou.
Thais Oliveira e Hélica Sales, jovens formandas apresentando uma homenagem a turma.
O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é desenvolvido pela Adel com o patrocínio da Petrobras, apoio da Fundação Interamericana (IAF), Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.