Adel inicia atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural 2015


A Adel iniciou em abril, as atividades do Programa Jovem Empreendedor Rural do ano de 2015. Uma continuidade das ações com jovens empreendedores da região do Complexo Industrial do Pécem, iniciada em 2014.


Trinta jovens do município de São Gonçalo do Amarante, Ceará, começaram o Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios. O Curso conta conta com uma carga horária de 720 horas distribuídas ao longo de 04 meses. No primeiro módulo do curso são abordados os eixos: empreendedorismo; liderança; habilidades interpessoais; cooperativismo; associativismo; sustentabilidade ambiental e negócios rurais sustentáveis, temáticas indispensáveis na formação dos empreendedores.


Utilizando a metodologia do Aprender Fazendo, que insere o jovem no centro da aprendizagem, a Adel possibilita que os jovens construam a partir da sua realidade soluções criativas para desenvolver o seu território. Na formação, os jovens motivados pelos educadores, aprimoram suas capacidades empreendedoras, de acordo com suas vocações e perspectivas. Durante todo o período formativo, a turma intercala os conhecimentos teóricos com a prática, trabalhando no meio vivencial com a família, os amigos e a comunidade onde reside, suas ideias. 


Na aula inaugural da turma estiveram presentes além dos jovens, familiares, parte da equipe da Adel e parceiros do Programa Jovem Empreendedor Rural. A mesa de abertura foi composta por Sandra Macedo, gestora do projeto na Petrobras; Wagner Gomes, diretor executivo da Adel e Álvaro Neto, secretário executivo de planejamento, tecnologia e inovação de São Gonçalo do Amarante.


Para Rita de Cássia, jovem atendida pela Adel, a experiência está sendo única e engrandecedora. “Minhas expectativas já foram superadas, já aprendi vários assuntos, e não se resumem só as aulas, as novas amizades também tem muito a nos ensinar. Tive muitos problemas a um tempo atrás, meu filho e meu esposo acompanhou todo um percurso doloroso que passei, e ambos enxergam a oportunidade que estou tendo para se recuperar diante do que passamos. Sonho grande, e acredito no meu sucesso, quero montar uma lanchonete e dar a volta por cima, quero juntar conhecimento e experiência de vida e vencer”, relata.


O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é desenvolvido, desde 2009, pela Adel no semiárido cearense. Desde 2014 conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Projeto Jovem Empreendedor Rural, e apoio da Fundação Interamericana (IAF), Oi Futuro e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.