4º módulo do Programa Jovem Empreendedor Rural



No período de 12 a 16 de janeiro, a Adel realizou as atividades do 4º módulo do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural, desenvolvido este ano, pela Adel em parceria com a Petrobras, Fundação Interamericana (IAF) e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante.


Este módulo abordou os seguintes eixos: estudo orientado; matemática financeira; contabilidade; gestão de custos; medidas de desempenho e elaboração de orçamento.

Durante a semana, a turma contou com a colaboração externa de Rennan Luz, graduado em Administração de Empresas, que discutiu os temas matemática financeira; noções de contabilidade; e gestão de custos.


Além das atividades no Centro de Formação na Fazenda Experimental do Vale do Curu, os jovens visitaram empreendimentos em Pentecoste (CE), para conhecer na prática como funciona outras atividades e somar com as suas ideias de negócios.


O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é desenvolvido, desde 2009, pela Adel no semiárido cearense, e busca contribuir com o desenvolvimento da produção familiar no campo, através do acesso ao conhecimento, crédito orientado, assessoria técnica e participação em redes cooperativas.