Comunidade de Vila Soares celebra a conquista do Centro Integrado de Tecnologias (Cit)


Na última sexta-feira (18/10), às 15h, aconteceu na comunidade de Vila Soares, em Apuiarés, a inauguração do Centro Integrado de Tecnologias (Cit), uma ação do Projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais, realizado pela Adel.

A comunidade de Vila Soares, é a segunda em Apuiarés a receber um Cit, um espaço gerido pelos jovens da comunidade, que possibilita o acesso às Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC’s) e contribui com a formação e o desenvolvimento local.
Equipe Adel e o coordenador do Nud - Edilardo Sales (à direita)
Além da implantação dos Centros o projeto motiva os jovens a participarem da “Rede de Jovens Empreendedores Rurais”, uma rede virtual lançada internacionalmente com o apoio do Changemakers da Ashoka, parceira da Adel.

Na plataforma, os jovens têm seus próprios perfis e trocam ideias com outros jovens e possíveis investidores dos seus empreendimentos. A maioria dos jovens que participam da rede implantaram ou sonham em ter seu próprio negócio rural.



Em Vila Soares, o Cit conta com o apoio do Núcleo de Desenvolvimento Local (Nud) empreendimento
social constituído em sua maioria por jovens da comunidade, que surgiu do interesse de alguns jovens de buscar soluções para problemas sociais existentes na comunidade e comunidades vizinhas.

Para o Coordenador do Nud Edilardo Sales, o Cit é um ambiente importante para a comunidade. “Os Cit’s são um espaço de troca de conhecimentos no meio rural, uma vez que traz a informação as nossas comunidades e poderemos divulgar os nossos empreendimentos”, enfatiza.



O Projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais é apoiado pelo Programa Oi Novos Brasis do Instituto Oi Futuro. Ao todo, cinco Centros foram implantados nas comunidades rurais do Médio Curu.