Adel realiza 3ª Semana de Formação do PJER


Durante esta semana (23 a 27/09), acontece no Centro de Formação, na comunidade rural de Cipó, Pentecoste/CE, a 3ª semana de formação do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER).

Trinta jovens dos municípios do Médio Curu (Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca) estudam sobre o tema Sustentabilidade ambiental e técnicas de convivência com o semiárido.

O uso de cisternas com sistema de boia para lavagem do telhado e com uma bomba d’água, denominada “trampolim”, foi uma das tecnologias de convivência com o semiárido discutida pela turma. Esta tecnologia desenvolvida pelo Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), organização da Paraíba, está sendo implantada na região pela Adel em parceria com a Embaixada da Suiça no Brasil e o Banco do Nordeste.

Jovens durante as atividades da formação








Além de participarem de oficinas e palestras os jovens realizam durante a semana atividades práticas e viagens de estudo, oportunidade em que eles conhecem experiências de outros jovens da região. Hoje (26/09) a turma visitou a experiência em meliponicultura e técnicas de convivência com o semiárido do jovem empreendedor rural Everardo Alves, na comunidade de Lagoa das Pedras (Apuiarés/CE).

A Formação Empreendedora faz parte do eixo conhecimento do Programa. É realizada pela Adel este ano em parceria com o Criança Esperança, o Programa Novos Rurais e o Fundo Itaú Excelência Social. Conta com o apoio das Prefeituras Municipais de General Sampaio e Tejuçuoca, através das Secretarias de Agricultura.