III Intercâmbio do Jovem Empreendedor Rural


No período de 18 a 21 de junho, 35 jovens dos municípios de Apuiarés, Pentecoste, General Sampaio e Tejuçuoca do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), desenvolvido pela Adel, participaram do III Intercâmbio do Jovem Empreendedor Rural, uma viagem de estudos no território do Vale do Curu e Aracatiaçu (CE).

O objetivo do intercâmbio foi proporcionar a troca de experiências e dar aos jovens do PJER a oportunidade de conhecer outras realidades, técnicas agrícolas e tecnologias alternativas, que poderão ser aplicadas em seus futuros empreendimentos.

Durante quatro dias, os jovens conheceram diversas iniciativas produtivas de fruticultura, permacultura, jardinagem, ovinocultura, turismo rural, entre outras. Eles também visitaram o Assentamento Macéio, em Itapipoca, onde conheceram a história do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e o Complexo Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, que viabiliza a operação de atividades portuárias e industriais integradas no Estado.


Para os jovens esta atividade foi muito enriquecedora. Ao relatarem a experiência vivida eles apresentam o quanto foi importante o momento. A maioria nunca tinha participado de experiências deste tipo e não conheciam as riquezas naturais existentes no território.

Um dos educadores do Programa, Elionardo Oliveira, descreve a importância desta atividade para a formação dos jovens. “É incontestável a importância desta atividade, pois vai além das fronteiras geográficas, possibilita aos jovens se perceber no lugar do outro, e imaginar como será seu empreendimento no futuro. Que dificuldades terão que superar e que resultados estarão apresentando nos próximos anos”, afirma.

Visita ao assentamento de Maceió

A jovem Lea Soares, de Pentecoste, também relata como foi à experiência. “O Intercâmbio foi muito bom, conheci pessoas que lutam por seus direitos e simplesmente é admirável. Agradeço a todos que proporcionaram esta experiência, principalmente as pessoas que nos receberam durante o intercâmbio”, enfatiza.

O III Intercâmbio do Jovem Empreendedor Rural foi realizado pela Adel, com o apoio do Criança Esperança, Instituto Oi Futuro e o Fundo Itaú Excelência Social.