NUCOM visita à sede da Adel

Na última sexta-feira (28/09), os participantes do Núcleo de Psicologia Comunitária da UniversidadeFederal do Ceará (Nucom), Camila Veras, Filipe Alencar e Larissa Eufrásio visitaram a sede da Adel em Pentecoste e se reuniram com a diretoria.

O objetivo da reunião foi discutir uma proposta de atuação do Nucom nas atividades desenvolvidas pela Adel nas comunidades rurais. Foi lançado como proposta para o Nucom a parceria na execução do projeto Difusão de Tecnologias Inovadoras de Segurança Hídrica no Vale do Rio Canindé, que será desenvolvido pela Adel junto a União das Associações do Vale do Rio Canindé (UAVRC).


Em virtude da atuação do Nucom na constituição da UAVRC, foi discutido que a parceria do grupo será muito importante para a União, visto que a mesma está passando por um processo de reforma do estatuto e de constituição de uma nova diretoria. “A participação do Nucom neste momento será importante para o fortalecimento da identidade institucional das lideranças que fazem parte da UAVRC”, afirma Helano Luz Lopes, diretor técnico da Adel.

A finalidade do projeto Difusão de Tecnologias Inovadoras de Segurança Hídrica no Vale do Rio Canindé é proporcionar o acesso das famílias da região a práticas de convivência sustentável com a realidade do semiárido, evidenciando técnicas simples e adequadas para o acesso à água e, consequentemente, seus benefícios.

Com o apoio do Nucom, as famílias terão um acompanhamento e formação sobre a importância do uso racional e econômico da água, bem como os cuidados no armazenamento e higienização.

Além do Nucom, este projeto conta com a parceria do Centro de Educação Popular eFormação Social (CEPFS), entidade social sem fins lucrativos sediada em Teixeira, Paraíba. Sua especialidade é o desenvolvimento de tecnologias para convivência sustentável com o semiárido.