Adel participa do II Ciclo de Debates na UFC



No dia 06 de junho de 2012, das 14h às 16h, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) participou do II Ciclo de Debates do Programa Residência Agrária da Universidade Federal do Ceará (UFC), no auditório do Curso de Zootecnia, em Fortaleza. 

A temática do encontro foi "Educação do Campo e os Paradigmas do Desenvolvimento", discutido pela mesa redonda composta pela Profª Eliane Dayse Pontes Furtado, da Faculdade de Educação da UFC, a secretária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará, Cícera Vieira da Costa, e pela educadora Aurigele Alves, da Adel.

Aurigele Alves socializou a experiência do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural(PEJR) desenvolvido pela Adel desde 2010, em parceria com o Instituto Souza Cruz, enfatizando as ações desenvolvidas pela Adel pós-formação, consideradas pela mesma fundamental para que o jovem rural possa além de ter acesso a educação desenvolver seus empreendimentos.

O PEJR é um programa de formação, complementar à educação formal, direcionado a jovens agricultores familiares. Com uma prática formativa inovadora nos seus valores e no projeto pedagógico, estimulando a crítica, a reflexão, a criatividade, a ética e a cidadania, o PEJR prepara o jovem para exercer um papel estratégico de agente do desenvolvimento rural.

Além do PEJR, a Adel desenvolve outros projetos na área de juventude que fomenta o empreendedorismo e a organização dos jovens em redes através do acesso ao crédito e das tecnologias de informação e comunicação.