Adel e Cepfs integram tecnologias de desenvolvimento sustentável do semiárido

Integrar tecnologias inovadoras de convivência sustentável com o semiárido é a proposta da parceria recém-celebrada entre a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local) e o Cepfs (Centro de Educação Popular e Formação Social) organizações lideradas por Wagner Gomes e José Dias, da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais

A ação, que conta com o apoio do Banco do Nordeste, implantará nas comunidades atendidas pela Adel no semiárido cearense um modelo de cisterna de placa, inovador, como resposta técnica simples e de baixo custo para melhorar a potabilidade da água captada da chuva para o consumo humano. A experiência responde eficazmente a desafios em relação à lavagem do telhado encontrados no uso do modelo tradicional de cisternas. 

Duas tecnologias desenvolvidas pelo Cepfs serão implementadas: a primeira será o sistema de bóia para lavagem de telhados, e a segunda será a bomba d'água aro trampolim para coleta de água das cisternas, sem poluição. 

Além dessas tecnologias, os agricultores e técnicos da Adel realizarão um intercâmbio para conhecer a unidade experimental do Cepfs na Paraíba.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/1077751-adel-e-cepfs-integram-tecnologias-de-desenvolvimento-sustentavel-do-semiarido.shtml