Educadores do PEJR se reúnem para discutir a etapa final da formação dos jovens no Nordeste

Entre os dias 30 de março e 01 de abril estiveram reunidos em Fortaleza, os educadores e a equipe de apoio do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural – PEJR desenvolvidos no Ceará pela Adel e na Bahia pelo MOC – Movimento de Organização Comunitária. Na pauta, foram discutidos assuntos pertinentes à etapa final da formação, como estágio, projetos dos jovens, formatura e ações pós-programa.

A Adel realiza na próxima semana a sua décima sequência, concluindo assim o segundo ciclo de formação do PEJR. Nessa fase, os jovens estão elaborando os projetos a serem implantados em seus municípios e comunidades. Na Bahia, a formação já está na décima segunda sequência.

O encontro foi coordenado pelo assessores de projetos do Instituto Souza Cruz, Helen Janata, e Marcos Gaspar e pelo consultor do PEJR Nordeste, Carlos Guimarães. Além disso, esteve contribuindo Eliandro Bett Giorgo, coordenador educacional do CEDEJOR – Encostas da Serra Geral, com a experiência desenvolvida com as turmas do PEJR em Santa Catarina.

O PEJR Médio Curu esteve representado pelos educadores Aurigele Barbosa e Carlos Roberto e pela gerente de projetos de jovens da Adel, Aurenir Luz. Representando o PEJR Bahia, estiveram presentes os educadores Givaldo Souza, Abimael Passos e Isabel Almeida, educadora social do MOC.

“O evento possibilitou o esclarecimento de dúvidas relativos aos projetos, aos estágios e a formatura dos jovens, bem como socializar a realidade com os jovens, as dificuldades, os desafios. Além disso, o encontro favoreceu a troca de experiências e a formação técnico-metodológica para a nossa prática pedagógica junto ao programa”, comenta Givaldo, educador do PEJR da Bahia.