Seminário na Alemanha discute agricultura familiar brasileira


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Planeta Orgânico realizam nesta terça-feira (15/02), em Nuremberg, na Alemanha, um seminário para mostrar o crescimento da agricultura familiar brasileira nos mercados de produtos orgânicos, doméstico e internacional. O evento Sociobiodiversidade Brasileira e a Copa 2014 acontece na véspera da Biofach, maior feira de produtos orgânicos que recebe 43 mil profissionais do segmento de 124 países, também realizada na cidade.

O MDA participa do estande do Projeto Organics Brasil, que terá oito empresas expositores e mais de 20 como visitantes na Biofach e ainda contará com 10 cooperativas aptas para exportação que trabalham com produtos como cacau, café, castanha de caju, mel, umbu, cachaça, açúcar e guaraná.

Segundo informações dos organizadores do evento, o coordenador do Projeto Organics Brasil, Ming Liu, vai mostrar as oportunidades de negócios para os produtores familiares, os dados mais recentes do setor no Brasil e como explorar o potencial da marca Brasil.

O tema do painel de abertura do seminário agregará destacará as oportunidades de parceria com o setor privado, particularmente com o projeto Talentos Brasil Rural.
Entre os palestrantes estão Julio Pinho, gerente de Agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente; Iran Trentim, presidente da Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista; Rogério Ern, da Secretaria da Agricultura Familiar; Maria Beatriz Martins Costa, diretora executiva do Planeta Orgânico; e Jedielson de Jesus Oliveira, representante da Copoam, PA, e Terezinha Maria de Oliveira Medeiros, representante da Coopercaju, RN.

O Seminário espera receber convidados das principais redes de distribuição de orgânicos da Europa e Estados Unidos.