Casa do Mel é construída em Vila Nova Serrota


A Unidade de Extração dos Produtos das Abelhas, normalmente denominada “Casa do Mel”, está na fase final de sua construção, na comunidade de Vila Nova Serrota, em Pentecoste. 

Resultado de uma parceria entre a ADEL, ETENE/FUNDECI/BNB, Prefeitura e Associação Comunitária dos Apicultores de Vila Nova Serrota (AVNAPIS), a unidade tem o acompanhamento e orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A construção da Unidade de Extração dos Produtos das Abelhas é um dos produtos do Projeto Apicultura Integrada e Sustentável, que tem como objetivo aumentar a produtividade e rentabilidade da produção apícola, por meio da organização e estruturação da cadeia produtiva. 

As principais metas são o treinamento e capacitação dos apicultores em manejo geral, produção de própolis, rainhas, boas práticas, beneficiamento, conservação e custo de produção. 

Segundo Adriano Batista, Diretor Técnico da ADEL, trabalhar com os pequenos apicultores a organização e reestruturação da cadeia traz bons resultados, pois a apicultura é uma atividade socialmente justa e ambientalmente correta.

“Esta unidade vai contribuir bastante com o desenvolvimento da cadeia produtiva na comunidade, pois ao manipular os produtos alimentícios de forma higiênica e segura, os produtos terão mais qualidade”, enfatiza Adriano.