Núcleo de Caprinos e Ovinos realiza palestras e cursos no semiárido cearense


O Núcleo de Caprinos e Ovinos da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) realizou no período de 16 de novembro a 03 de dezembro de 2010, palestras e cursos em parceria com a Embrapa, Instituto Centec e Banco do Nordeste, nas comunidades de Canafístula (Apuiarés), Rancho dos Moços (Pentecoste), Serrote (Umirim), Catanduba (Itarema) e Limoeiro (Umirim).

Em Canafístula, Limoeiro e Rancho dos Moços foi realizado o curso sobre manejo sanitário e reprodutivo em ovinos e caprinos, ministrado pelo pesquisador Jorge Luiz da Embrapa Caprinos e Ovinos.


O curso abordou os principais aspectos relativos à reprodução e sanidade de caprinos e ovinos, conscientizando os produtores para que promovam, de uma forma mais rápida, a melhoria da produtividade dos rebanhos e a oferta de carne de qualidade à sociedade.

Nas comunidades de Serrote e Catanduba aconteceu uma Palestra sobre manejo sanitário, com o objetivo de informar aos produtores a importância do controle de verminose de caprinos e ovinos.

Para o gerente de projetos da ADEL, o agrônomo Helano luz, a sanidade do rebanho é um dos aspectos mais importantes que devem ser levados em conta nos sistemas de produção de caprinos e ovinos, pois o seu controle impede a disseminação de enfermidades, consequentemente, aumenta a produtividade e a lucratividade das propriedades.