VIII Fórum Regional da Caprinovinocultura foi realizado em Itarema


Foi realizado no município de Itarema, no dia 12 de novembro de 2010, o VIII Fórum Regional da Caprinovinocultura. O evento, promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Instituto Agropolos e Secretaria de Agricultura de Itarema, contou com a participação de cerca de 70 produtores (as) dos municípios de Amontada, Itarema, Miraíma, Pentecoste, Tejuçuoca e Umirim. 

O evento contou com a presença do Prefeito de Miraíma, Sr. Roberto Ivens, e dos seguintes representantes das instituições que promoveram o evento: Sérgio Linhares Vasconcelos, gerente geral da agência do BNB em Itapipoca; Djalma Félix Teixeira, chefe da Unidade Técnica dos Vales do Curu e Aracatiaçu do Instituto Agropolos; Wagner Gomes, Diretor Executivo da ADEL; e, Raimundo da Guia (Didi), Secretário de Agricultura de Itarema.


O Fórum teve inicio com a palestra de Jeânia Gomes, Agente de Desenvolvimento do BNB, com o tema: Ações do Programa Nordeste Territorial (BNB) para a Estruturação da Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura nos Vales do Curu e Aracatiaçu. Em seguida, o Gerente de Projetos da ADEL, Helano Luz, ministrou a palestra sobre a Organização da Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura de Corte do Médio Curu e as contribuições da ADEL. Dando continuidade a programação, aconteceram mais duas palestras sobre o Programa de produção de Caprinos e Ovinos do munícipio de Itarema, ministradas por Joaquim Braga (Casim), zootecnista do Instituto Agropolos e Beto Azevedo, integrante da Associação dos Pequenos Produtores de Ovinos e Caprinos de Itarema.


As atividades do período da manhã foram finalizadas com a entrega dos certificados de participação na capacitação sobre técnicas de ensilagem e fenação nos municípios de Pentecoste e Tejuçuoca, no período de março de 2009 a setembro de 2010. Esse projeto foi executado pela ADEL e em parceria com o BNB.


No período da tarde, o grupo visitou duas propriedades de pequenos produtores, com o objetivo de mostrar aos visitantes modelos de centro de manejos rústicos, de baixo custo, mas bastante funcionais, que estão sendo construídos pelos produtores do município de Itarema que fazem parte do Programa Nordeste Territorial do BNB.

Durante o evento os participantes trocaram experiências e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cadeia produtiva e compartilhar com os técnicos e demais as atividades que desenvolvem em suas propriedades.

Para Glaydson Cavalcante, Presidente da Associação Comunitária de Rancho dos Moços, em Pentecoste, “esse dia foi bastante proveitoso, primeiro pelas palestras, onde percebemos a importância da caprinovinocultura para a região. E também na visita as propriedades, pois podemos constatar que não é preciso grandes investimentos em instalações para se ter um centro de manejo adequado para a produção de caprinos e ovinos”.