Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2010

Wagner Gomes, Diretor Executivo da ADEL, vence o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 2010
O economista Wagner Gomes, 28, luta no dia a dia para inverter a lógica do êxodo rural no Ceará, estimulando o fluxo capital-sertão. Mas na noite de hoje ele próprio fez o caminho inverso: deixou a cidade de Pentecoste, região sertaneja do Médio Curu (CE), para sagrar-se, na maior metrópole do país, ganhador do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

Em cerimônia no Masp (Museu de Arte de São Paulo), Gomes recebeu o troféu de vencedor do editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, diante de uma plateia de cerca de 400 convidados, entre executivos de grandes empresas, acadêmicos, jornalistas e profissionais do terceiro setor.

"Ser reconhecido por este prêmio mostra que estamos no caminho certo e devemos continuar com o nosso trabalho", comemorou, emocionado, o empreendedor social de futuro.

Em 2007, Gomes fundou a Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), que combate o êxodo rural do semiárido cearense por meio da capacitação de jovens para o empreendedorismo social e da orientação de agricultores com técnicas de produção adaptadas à região e aplicada por profissionais nascidos ali e formados na capital. E assim, promove a efetivação de políticas públicas no Estado.

Nestes dois anos, a agência beneficiou 90 jovens e 585 famílias. Já atuou em Apuiarés, Pentecoste, Tejuçuoca e General Sampaio, baixo Acaraú e o norte do Ceará. Também contribuiu para formar 25 redes sociais no interior do Estado.

"Nossa ideia é ampliar o trabalho e replicar para outros territórios por meio de franquias", revela Gomes.

Como vencedor do prêmio, Gomes ganhará em 2011 uma consultoria de gestão da sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social, no ano de 2011, por dez dias úteis em tempo integral.

Também receberá uma bolsa de estudos do curso de pós-graduação em gestão de projetos sociais e organizações do terceiro setor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Outros benefícios são a adesão gratuita para se tornar membro do The Hub São Paulo em 2011 e o acesso livre aos ciclos de formação empreendedora da Artemísia, que trabalha com o desenvolvimento de negócios sociais.

"Por meio da gestão contábil sitawi, vamos aprimorar a nossa tecnologia e ampliar nossa visibilidade para melhorar nosso trabalho", disse Gomes.

APOIADORES

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro é realizado pela Folha, com patrocínio da Caixa e da Ernst & Young Terco. Com apoio estratégico da sitawi, o concurso tem como apoiadores a Fundação Schwab, a Artemisia Modelo de Negócios Sociais, a Ashoka Empreendedores Sociais, o Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), a Folha.com, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, a P&B Comunicação, a Sator, o The Hub Brasil e o UOL.