I seminário Territorial de apicultura dos Vales do Curu e Aracatiaçu


No dia 08 de outubro, foi realizado em Pentecoste o I Seminário Territorial de Apicultura dos Vales do Curu e Aracatiaçu. O evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), Instituto Agropolos e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), teve a participação de mais de 80 pessoas, entre elas, apicultores (as) e representantes das instituições que fazem parte do território.


O Seminário foi dividido em dois períodos, no período da manhã aconteceram três palestras com os seguintes temas: Custo de produção na criação de abelhas, Manejo de Meliponíneos e Importância da Federação dos apicultores para a apicultura cearense; ambas foram ministradas, respectivamente, por Igor Torres do Instituto Agropolos, Dra. Darci de Oliveira Cruz (Eng. Agrônoma) e Sr. Francisco Filho (Presidente da Federação Cearense de Apicultura). À tarde foram realizadas atividades práticas através de clínicas tecnológicas.


Durante o seminário os participantes trocaram experiências, os apicultores (as) tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cadeia produtiva e compartilhar com os técnicos e demais as atividades que desenvolvem em suas propriedades. O seminário também teve a participação de 35 jovens do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) e dos educadores sociais da turma. “O seminário foi muito importante, pois os apicultores (as), os jovens conheceram metodologias, práticas, conceitos que podem utilizar no dia-a-dia e melhorando os seus trabalhos assim aumentando suas produções”, diz Anderson Vieira, Gerente de Projetos da ADEL.