Finalizado Curso de Manejo Ecológico e Horticultura



Nos dias 13 e 14 de agosto, foi realizado o último módulo do Curso de Manejo Ecológico e Horticultura, na residência do feirante e agroecologista, Sr. Joaquim Teles, na comunidade de Sabonete, zona rural do município de Apuiarés.

O curso é uma realização da Fundação Konrad Adenaeur em parceria com a ADEL, e teve como um dos objetivos informar aos produtores a importância do manejo ecológico e discutir com eles como é que acontece o cultivo em suas propriedades.

No último módulo, a temática discutida foi Mercado e as oportunidades de comercialização. Os produtores participaram de uma dinâmica de integração e energização com a natureza, coordenada pela facilitadora, Polly Quemel, e de discussão sobre o tema trabalhado. Na ocasião, aconteceram várias intervenções, diálogos, trocas de experiências e um debate sobre a Feira Agroecológica de Apuiarés, uma das formas de comercialização organizada pelos produtores agroecológicos, onde foi sugerido a criação da Associação dos Feirantes de Apuiarés.


Durante o módulo os participantes receberam os certificados e visitaram as propriedades da Srª. Maria Lúcia no assentamento São Pedro, e do casal Francisco Teles e Mirtes, ambos feirantes agroecológicos. Nas visitas, os produtores realizam na prática a técnica de enxertia, uma das tecnologias estudadas no curso.


A entrega dos certificados contou com a presença de Wagner Gomes, Diretor Executivo da ADEL; Aurigele Barbosa, Gerente de projetos da ADEL; Angela kuester, Coordenadora do projeto AFAM (Agricultura Familiar, Agroecologia e Mercado); Jaime Ferre, Diretor Técnico do AFAM; Narciso Mota e Polly Quemel, facilitadores.

Segundo D.Marilac, feirante e umas das participantes do curso “em geral foi muito bom, aprendi coisas novas, fiz novas amizades e ampliei ainda mais o meu desejo de mudança pra terra. Agradeço as pessoas que nos deram a oportunidade de estarmos aqui hoje realizando este curso”.