Representantes da ADEL visitam o CEDEJOR de Santa Catarina


O Programa Empreendedorismo do Jovem Rural - PEJR é uma tecnologia social voltada para jovens de 16 a 29 anos, desenvolvida pelo Instituto Sousa Cruz (ISC) em parceria com o Centro de Empreendedorismo do Jovem Rural (CEDEJOR) nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa dedica-se ao desenvolvimento integral da juventude do campo na busca de formas sustentáveis de geração de renda para a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Entre os dias 01 e 05 de março, Wagner Gomes, diretor executivo da ADEL e Adriano Batista, diretor técnico, visitaram o CEDEJOR de Santa Catarina com o objetivo de conhecer a experiência da entidade, entender o funcionamento do programa no dia-a-dia, visitar os Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR’s) e saber como eles estão depois de formados. O CEDEJOR de Santa Catarina passa por uma reestruturação orientada por professores da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, que deseja expandir o programa para outros estados.

A visita dos representantes da ADEL é parte das etapas de expansão do PEJR para o Ceará. “A visita me impressionou bastante, as alternâncias funcionam no meio rural, as atividades são bem planejadas, os educadores são experientes, os jovens são motivados, envolvidos nas atividades, dispostos a compartilhar sonhos, experiências e a buscar a transformação da realidade local”, conta Adriano Batista. “Os que já passaram pelo programa estão fazendo a diferença. Tive a oportunidade de conversar com José Luiz e Evandro, ADR’s, e pude constatar que o programa surte resultados positivos tanto para o ADR como para a comunidade” ressalta Wagner Gomes.