Ismael Ferreira, diretor executivo da APAEB compartilha experiência exitosa da associação baiana

No último dia 30 de janeiro, aconteceu na localidade de Cipó, Pentecoste/CE, a palestra do diretor executivo da APAEB (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira), Sr. Ismael Ferreira que veio compartilhar sua experiência sobre economia solidária na produção de sisal no município de Valente - Bahia, para os presidentes das associações filiadas à UAVRC (União das Associações do Vale do Rio Canindé), integrantes da ADEL, precistas e comunidade local.

A APAEB existe há 30 anos e é referência na organização econômica e social gerando atualmente, mais de 500 empregos diretos e movimentando milhões de reais na economia local, em forma de salários e compra de matéria-prima dos agricultores, a APAEB Valente luta pelo desenvolvimento sustentável da região sisaleira, mantendo o homem no campo em condições dignas de vida.

“Somente a junção da educação e da economia solidária produz um desenvolvimento igualitário”, ressalta Ismael Ferreira. Após a palestra, formou se uma mesa de debate com a participação do Sr. Bartolomeu Cavalcante, Coordenador do Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural da SDA, Maurício Holanda – Secretário Adjunto de Educação do Estado do Ceará, Alberto Teixeira da Escola de Formação de Governantes e Wagner Gomes, diretor executivo da ADEL.

Na ocasião, foram discutidas questões sobre desenvolvimento econômico, social e político das regiões semiáridas e a plateia participou com perguntas para os integrantes da mesa e o palestrante do dia. Além disso, foi lançada a reportagem sobre o PRECE na Revista NE vinte e um, cujo representante Sr. Francisco Bezerra esteve presente.

No período da tarde, ainda com o Sr. Ismael, o grupo se reuniu para mais esclarecimentos sobre a experiência da instituição baiana.